Menu

23°

Palmitinho - RS
30° max
17° min

Fechar

23°

Palmitinho - RS
30° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Unidade da JBS em Passo Fundo suspende atividades por contaminações por coronavírus

    Empresa não informou quantos funcionários foram diagnosticados com a doença

    A JBS comunicou na tarde desta sexta-feira (24) que a unidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, de abate de aves, com cerca de 2.600 funcionários, está fechada temporariamente devido a contaminações por coronavírus entre funcionários. Questionada, a JBS não respondeu quantos funcionários testaram positivo para a Covid-19, e informou que vem reforçando as medidas de prevenção entre os funcionários, garantindo acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e demais determinações estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT), o órgão interditou a planta por tempo indeterminado, após a confirmação de casos de funcionários diagnosticados com a doença.

    De acordo com nota do MPT do Rio Grande do sul, "durante a fiscalização, iniciada na quarta-feira (22), foram constatados, até a noite de 23/4, 19 casos de trabalhadores confirmados com contaminação de Covid-19 e 2 mortes de parentes dos empregados. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, atualizados em 24/4, a empresa possui 20 empregados confirmados, 3 contatos próximos confirmados, 15 empregados suspeitos e 4 contatos próximos suspeitos O Município tem 6 mortes devido à pandemia. Além disso, apenas entre os dias 11 e 22/4, segundo informações da empresa, houve afastamento de 117 trabalhadores com suspeita de coronavírus".

    Conforme os prontuários analisados, segundo a nota do MPT, foi constatado, por exemplo, caso de trabalhador com diversos sintomas característicos de Covid-19 sendo diagnosticado apenas por exame clínico como caso de quadro de resfriado comum, sendo enviado imediatamente de volta ao trabalho com medicamentos apenas para atenuar os sintomas. Em outro exemplo, trabalhadora afastada por 14 dias por suspeita de Covid-19 e seu cônjuge, que inclusive apresentava sintoma compatível com Covid-19 (dor de garganta), não foi afastado e seguiu trabalhando normalmente, inclusive se utilizando do ônibus da empresa para deslocamento.

    O QUE DIZ A JBS

    Em nota, a JBS refutou as informações do auto de infração e a empresa "está confiante na segurança das medidas adotadas com o objetivo de prevenir o contágio da Covid-19 e proteger cada um dos seus colaboradores".

    A empresa informou que os seus protocolos "atendem em 100% as orientações da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia) para o setor frigorífico. Ao contrário do auto de interdição que extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho, as ações implementadas pela JBS estão totalmente amparadas em laudos e recomendações técnicas dos órgãos de saúde e de especialistas da área médica, incluindo a Consultoria do Hospital Alberto Einstein, contratado pela JBS para apoiar em todas as ações voltadas aos seus colaboradores na área de prevenção e segurança contra a Covid-19, conferindo ainda mais qualidade técnica e segurança aos protocolos implementados pela empresa", como:  

    ·         Desinfecção diária e periódica de todas as instalações da empresa; 

    ·         Medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade;

    ·         Afastamento das pessoas do grupo de risco;

    ·         Inclusão de novos EPIs para uso permanente, como introdução de máscaras acrílicas;

    ·         Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para 100% dos colaboradores, incluindo a área administrativa;

    ·         Adoção de medidas de distanciamento social;

         Vacinação contra gripe H1N1 para todos os colaboradores, entre outras ações.

    "A proteção dos colaboradores sempre foi o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. A empresa segue pautada por esse princípio e confia em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente", finalizou a empresa, em nota.

     

    Fonte: Notícias Agrícolas

     

     

     

     

     

    Douglas Biguelini - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Estação 91

    Marcinho San

    07:30 - 12:00

    FM
    104,3

    Informativo da Paróquia Santa Terezinha de Palmitinho

    Padre Gerônimo Girardi

    11:10 - 11:25

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00