Geral
Atualizado em 06/08/2019 às 11:07
Unijuí deverá auxiliar a região com projeto para ponte ligando Barra do Guarita e Itapiranga
Professores da universidade estiveram reunidos com os prefeitos dos municípios do RS e SC para debater o assunto
As lideranças de Barra do Guarita no Rio Grande do Sul (RS) e Itapiranga em Santa Catariana (SC) seguem os trabalhos visando a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. No início da semana, um novo encontro, na sede da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), em Ijuí/RS, buscou dar andamento ao projeto.
A ponte é um anseio antigo da comunidade regional, e o movimento vem ganhando força com o apoio da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC (AMEOSC), as quais congregam 40 municípios, além de deputados e senadores.
De acordo como prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott, o encontro com a equipe de técnicos da Unijuí foi esclarecedor. "Não temos dúvidas de que o projeto vai se concretizar", disse.
Os técnicos da universidade, serão os responsáveis pela elaboração do Estudo de Viabilidade Econômico Social, necessário para que as autoridades federais tenham completa ciência dos benefícios para a região e para o país com a construção da ponte.
O Prefeito de São João do Oeste, Fernando Bisigo, também participou do encontro, representando a AMEOSC, pois integra a Comissão criada para tratar do assunto. Segundo ele, o objetivo principal foi iniciar a conversação, mobilizando as duas associações. "Uma equipe de professores da Instituição, irá nos auxiliar nos trabalhos e na formalização do Estudo de Viabilidade, mostrando o que a Ponte representaria para ambos os Estados", complementou.
Após a conclusão da proposta o projeto deve ser apresentado em Brasília na busca de viabilizá-lo financeiramente.