Geral
Atualizado em 04/11/2024 às 11:53
URI e futura gestão de Ametista do Sul discutem a organização de um centro de remineração
O intuito desta obra é minimizar os impactos dos rejeitos dos garimpos no meio ambiente
O prefeito eleito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, e representantes da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), incluindo a presidente Maria Antônia Cassol, estiveram na URI/FW, para buscar a parceria da universidade na elaboração de um projeto e posterior implementação de um centro de remineração na cidade.
A remineração faz parte de uma série de projetos projetos futuros a serem desenvolvidos no município e a possível construção de um centro fortalece campos de trabalho, movimentação da economia e, ainda, poderá ser um espaço em que a própria Coogamai vai ter como mostrar aos órgãos competentes como a Cooperativa vai auxiliar os garimpeiros e os donos de garimpo.
O grupo foi recebido pela diretora da universidade, Elisabete Cerutti, que pontuou a importância da temática, bem como, o fato de a URI já estar com algumas discuções acadêmicas a respeito do tema. “Nesse sentido, há uma série de outras questões que já estão sendo pautadas pelo grupo da universidade e que futuramente estaremos, junto com o município, apresentando aos órgãos competentes”, frisa a diretora da URI.
O projeto tem o intuito de minimizar os impactos dos rejeitos dos garimpos no meio ambiente e até mesmo no àspecto visual da cidade, passando ainda por uma possivel nova fonte de renda e otimização desses recursos naturais. Neste senitdo, a universidade se comprometeu em seguir trabalhando para apresentar possibilidades para a gestão pública.
*Com informações Ascom URI