Geral
Atualizado hoje às 21:09
URI-FW entrega à comissão da Expofred projeto para construção de orla no lago do Parque de Exposições
Atualmente sem uso, o lago teria em seu entorno um deck, pista de caminhada e espaço de convivência projetado para permitir integração com meio ambiente.
A informação de que o Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, em Frederico Westphalen, possui um lago no meio do terreno já surpreende muitas pessoas. E foi exatamente a falta de uso desse espaço que motivou a comissão organizadora da Expofred 2025 a solicitar à URI de FW a realização de um projeto que tornasse o lago um elemento integrado ao parque e à rotina de quem visita o local.
Os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da universidade foram encarregados dessa tarefa e, nos últimos meses, se debruçaram sobre a missão de estruturar o projeto. Na noite desta segunda-feira, 25 de novembro, os estudantes apresentaram as ideias à comissão da Expofred 2025, em um evento que aconteceu no auditório da URI-FW.
Três projetos foram apresentados pelos estudantes, todos ligados ao melhor aproveitamento do lago, que fica atrás da pista de kart: um de jardinagem, um de pavimentação, e outro de barramento – este último para garantir a segurança do corpo d’água e evitar seu rompimento.
Proposta prevê construção de deck, pergolado e espaço para caminhada
Diante do presidente da comissão organizadora da Expofred 2025, Jamil José Mezzalira, os acadêmicos detalharam as ideias para o uso do lago. Seguindo um conceito de harmonia com a natureza, o projeto prevê a construção de uma orla com deck para que as pessoas possam passear no entorno da água.
A colocação de bancos, mesas, flores e um pergolado foi sugerida pelos estudantes. Também está prevista no projeto a construção de um pergolado e de espaço para caminhada em meio às árvores às margens do lago. A proposta é que esse espaço seja permanente e não apenas para a Expofred 2025.
Comissão vai avaliar a viabilidade do projeto
Com o projeto em mãos, a comissão da Expofred 2025 agora vai avaliar a viabilidade dos projetos. Questões financeiras, logísticas e de calendário serão consideradas na tomada de decisão, visto que a feira acontece entre o fim de abril e o começo de maio do próximo ano.
Ainda que o desejo da comissão seja implementar todas essas melhorias com brevidade, também se avalia a possibilidade de realizar parte das obras da orla do lago do parque em momento posterior à feira.