Geral
Publicado em 08/07/2024 às 13:11
URI/FW e Biomê fabricam produtos para atingidos com as enchentes
Sabonetes líquidos e detergentes para limpeza foram produzidos na universidade com o apoio de vários parceiros
Sensibilizada com as milhares de pessoas que foram afetadas pela catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, desenvolveu diversas ações para enviar donativos aos desabrigados. Entre elas, promoveu arrecadação de água, roupas, calçados, cobertores, colchões, brinquedos, e realizou análise de água com valores diferenciados.
Também, idealizou uma campanha para produção de sabonetes líquidos e detergentes de limpeza. Para isso, contou com a parceira da Farmácia Biomê que doou recursos humanos e financeiros, também com o apoio de funcionários e professores da URI que contribuíram com dinheiro, assim como o grupo Essência do Samba e fornecedores das empresas Florien e da Pnfarma.
No primeiro lote, enviado às regiões mais atingidas no dia 29 de junho, foram produzidos 40 litros de sabonete líquido e 50 litros de detergente para limpeza. A fabricação contou com o a ajuda de docentes e acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Farmácia da URI/FW, além de funcionários e farmacêuticos da Biomê.
Segundo a coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina, Verciane Cezarotto, outros lotes serão produzidos. “Devido à doação de R$ 5 mil do empresário da Fiat Marina, Paulo Acker, será possível fabricarmos mais produtos. Para isso, estamos aguardando a chegada de matérias-primas, por meio das quais será possível fazer em torno de 400 litros. Estamos felizes em poder ajudar este público que tanto precisa e também com a ajuda das pessoas que contribuíram com a nossa ação. Sabemos que cada um fazendo sua parte, é mais fácil de os afetados conseguirem se reerguer e seguir com suas vidas”, comenta Verciane.
A coordenadora ainda acrescenta que estas atividades contribuem para a formação humanística, cidadã e ética dos estudantes, pois desta forma os alunos conseguem ter uma visão mais ampla do mundo e de como podem ajudar quem precisa. “Além disso, permite ampliar e consolidar a interação entre a universidade e a comunidade”, frisa.
Da mesma forma, a diretora geral da universidade, Elisabete Cerutti, afirma que a URI sempre procura consolidar a solidariedade humana como uma característica fundamental em suas relações. “Nesse momento em que vivemos a maior tragédia da história do Estado, construir ações de solidariedade, através de nossos acadêmicos, professores e técnicos administrativos, é fundamental para vivenciarmos esses sentimentos tão importantes, que nos ajudam a reconstruir as forças necessárias para resgatar o nosso Estado. Agradecemos a todos que colaboraram para a produção e as empresas parceiras que estiveram conosco diante desse desafio”, finaliza Elisabete.
* Imprensa URI-FW