Geral
Atualizado em 27/06/2019 às 12:07
UTI do HDP é habilitada pelo Ministério da Saúde
Foram liberados recursos para 12 meses de funcionamento
O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, anunciou nesta quinta-feira, 27 de junho, que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Divina Providência (HDP) foi habilitada pelo Ministério da Saúde. A informação foi divulgada por Panosso, durante o Resumo Geral da AM 1380, apresentado por Douglas Biguelini.
Com a habilitação, o HDP receberá recursos do MS para a manutenção de oito leitos da UTI, de um total de dez leitos. Inicialmente, foi liberado um aporte financeiro de R$ 1.118.289,92 para 12 meses de funcionamento. Os outros dois leitos disponíveis serão utilizados para atendimento particular e convênios. Os oito leitos habilitaddos serão utilizados para do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o coordenador Regional de Saúde, Fernando Panosso, a habilitação tornará o HDP um hospital de Média e Alta Complexidade, o que garantirá o aumento de repasses de recursos. Além disso, Fernando destacou que o HDP ainda poderá solicitar outras verbas para a manutenção da UTI.
Já o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, salientou que esta é uma importante conquista, já que os pacientes dos municípios da região que precisarem deste tipo de atendimento não terão que ser transportados para longas distâncias. Panosso disse ainda que o município vai firmar um convênio para auxiliar na manutenção da unidade.