Geral
Publicado em 25/12/2019 às 12:20
Valores e informações do IPVA 2020 podem ser consultados no site e aplicativo do tributo
Os contribuintes que optarem pela quitação antecipada até o dia 30 de dezembro podem ter descontos
Calendário, valor, descontos, multas, pendências e uma série de outras informações sobre o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) podem ser consultadas on-line. A Secretaria da Fazenda, através da Receita Estadual, disponibiliza aos contribuintes um site específico do tributo, além do aplicativo IPVA RS para dispositivos móveis, disponível na App Store e na Google Play.
Nas duas plataformas digitais é possível consultar as informações. O pagamento deve ser feito diretamente nos sistemas on-line ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (somente em lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Para a liquidação do tributo, seja em cota única ou parcelamento, basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.
O prazo para pagamento do tributo já está aberto. Os contribuintes que optarem pela quitação antecipada até o dia 30 de dezembro podem ter descontos de até 24,92% (considerando todos os descontos máximos).
Nesse período, o motorista terá redução de 3% no valor do tributo e faz a conversão utilizando a Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) de 2019. Na virada do ano, o valor terá atualização, prevista em 3,35%. Além disso, há ainda os descontos de Bom Motorista, que podem chegar a 15%, e Bom Cidadão, até 5% de redução no valor.
Quem optar em não fazer a quitação até o final de dezembro também pode fazer o pagamento do imposto com descontos no parcelamento. Para isso, o proprietário precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 31. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Outra opção é pagar a totalidade do imposto até a data de vencimento por placas no mês de abril.
Quem paga o IPVA:
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2000
Como pagar:
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Juntamente com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar
Desde 17 de dezembro de 2019, no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (somente lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes).
*Informações Governo do Estado