Geral
Publicado em 11/05/2024 às 09:17
Vanderlei Sabino é o novo presidente do Centro Cultural 25 de Julho
Etnia Alemã deve inaugurar no próximo ano a nova sede
Prestes a completar seus 33 anos de existência e com um dos maiores projetos já desenvolvidos, a construção da sua nova sede e espaço cultural, o Centro Cultural 25 de Julho, também conhecido como etnia alemã de Frederico Westphalen, apresentou na noite desta quinta-feira, 9 de maio, a nova diretoria para o biênio 2024/2026, que terá Vanderlei Sabino como presidente.
Essa gestão, que assumiu já em abril, é composta por 16 membros, entre eles o presidente, Vanderlei Sabino, e o vice-presidente, Igor Senger. A entidade tem o objetivo de preservar e difundir a história da cultura alemã.
A cerimônia de posse ocorreu no Salão nobre da Associação Empresarial de Frederico Westphalen, na presença de integrantes da associação, imprensa e demais convidados.
O presidente empossado, Vanderlei Sabino, destaca que buscou fazer uma diretoria plural, que agrega todas as áreas de atuação do centro cultural. “É um grande desafio, mas tenho um grupo unido e forte junto comigo que certamente vai dar continuidade aos trabalhos que vem sendo feitos até o momento para manter a cultura alemã”, disse.
Igor Senger que deixa o cargo de presidente da associação fez uma pequena retrospectiva do período em que esteve à frente do trabalho em que se teve a comemoração dos 30 anos do Centro Cultural, em meio a pandemia, foi adquirido um novo traje e se conquistou por meio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) recurso de R$ 2 milhões para a construção da sede que deverá abrigar, arte, dança, música, gastronomia e a história da imigração alemã na região, mantendo vida as tradições. “Nós hoje representamos Frederico Westphalen até mesmo fora do estado e tudo isso conquistamos com muito trabalho e dedicação e por isso agradeço a minha ausência em casa com meus filhos e minha esposa, com meus pais porque tinha compromisso da etnia alemã, mas sei que tudo valeu a pena”, comentou emocionado.
Neste momento difícil que o Rio Grande do Sul está passando, a etnia alemã fará doações para marcar, também esse ato.
Direção 2024/2026
Presidente: Vanderlei Sabino
Vice-presidente: Igor Senger
Primeiro-tesoureiro: Alessandro Dal Piva
Segundo-tesoureiro: Renato Secretti
Primeira-secretária: Lea Müller
Segunda-secretária: Paula Goliszevski Ghisolfi
Diretor artístico e cultural: Lara Weimer
Diretor jurídico: Daniel da Luz
Diretor de patrimônio: Juliana Busanello
Diretor social: Leonardo Hoelscher
Conselho Fiscal
Titulares: Moacir da Luz, Laudir Schitler e Alex Bakof
Suplentes: Lucia Jungh, Nelci A. Bakof e Egon Senger