Geral
Publicado em 24/07/2024 às 08:24
Vazamento de amônia em frigorífico leva 20 trabalhadores a hospital em Sarandi
Falha em vedação teria causado problema, segundo Bombeiros. Funcionários foram atendidos e liberados
Um vazamento do gás amônia em Sarandi, levou 20 trabalhadores de um frigorífico para o atendimento médico no hospital da cidade. O caso ocorreu por volta das 16h da terça-feira, 23 de julho, às margens da ERS-404.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Sarandi, as equipes foram acionadas após funcionários registrarem o vazamento do gás. O incidente teria ocorrido por uma falha na vedação de uma tubulação.
No local, o Corpo de Bombeiros atendeu trabalhadores que relataram sintomas como dores de cabeça e desconforto. Por isso, as vítimas foram encaminhadas ao hospital para avaliação médica, todos foram liberados posteriormente.
A inalação de amônia tende a causar dificuldade respiratória e perda de reflexos. Além disso, quando há contato direto com a pele ou olhos, o composto químico provoca queimaduras severas.
O caso foi confirmado pela Cooperativa Aurora, que informou ter adotado protocolos e procedimentos após o vazamento. Ainda segundo a empresa, os trabalhadores foram atendidos e liberados, e as atividades já foram retomadas no local.
A amônia é um gás usado na refrigeração das carnes e é considerada tóxica se inalada ou ingerida.
Entre os diversos sintomas causados pela inalação estão dificuldade de respiração, queimaduras no nariz, na faringe, laringe, dor no peito, edema pulmonar, salivação e retenção da urina. Se ingerida, a substância pode causar náusea, vômito, inchaço no lábio e na laringe. Em casos mais graves, os sintomas podem evoluir e levar à morte.