Geral
Publicado em 11/06/2024 às 10:13
Vereador de Palmeira das Missões propõem projeto para substituição de sinais sonoros nas escolas
A proposição busca uma maior inclusão dos estudantes com TEA que por vezes
O vereador Antonio Vezaro, de Palmeira das Missões, que propôs na Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei nº 014/2024, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais acolhedor nas escolas estaduais para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele levou uma cópia da proposição até a 20º Coordenadoria Regional de Saúde (20ºCRE) para buscar apoio.
Na ocasião, a coordenadora regional, Jogelci do Carmo, destacou a importância da proposta e que o projeto irá contribuir, também, para a construção de uma sociedade mais inclusiva e preocupada com as necessidades de todos. O coordenador adjunto, Jorge Adones Lopes, também participou do encontro.
A proposta obriga as unidades escolares a substituírem os tradicionais sons utilizados nas escolas por sinais sonoros ou musicais, com a finalidade de indicar os horários de entradas e saídas das aulas, adequados as pessoas com TEA. Determinados sons podem causar transtornos sensoriais aos estudantes autistas.
De acordo com dados do Sistema de Informatização da Secretaria de Educação - ISE de 2024, nas escolas estaduais de Palmeira das Missões 59 estudantes apresentam o diagnóstico de TEA.
*Informações 20ºCRE