Últimas
Publicado em 13/10/2022 às 14:59
Vereadora Andrea Piaia propõe que curso normal seja válido para participação em concurso público de Palmitinho
A explicação da vereadora, que tem a sua ligação principal com a educação, é que esses alunos saem preparados para assumir os trabalhos como educadores em séries iniciais e educação infantil.
A Vereadora do PDT Andrea Senger Paia, que assumiu no início de Outubro uma cadeira do partido no Legislativo de Palmitinho, apresentou um anteprojeto de Lei para incluir o curso normal do magistério, como validação de título para a participação em concursos públicos que eventualmente ocorram no município.
A explicação da vereadora, que tem a sua ligação principal com a educação, é que esses alunos saem preparados para assumir os trabalhos como educadores em séries iniciais e educação infantil. "Eles estudam por três anos e depois tem um período de estágio", pontuou.
Durante entrevista ao Grupo Chiru, nesta semana, Andrea ressaltou que o curso normal do Instituto 22 de Maio, por exemplo, é um dos principais cursos do Estado do Rio Grande do Sul e esse reconhecimento é necessário ser dado pelo município de Palmitinho. "É importante que o Município contemple esses alunos para que eles tenham um incentivo para seguir na licenciatura", comentou Andrea.
Um estudo divulgado por institutos ligados à educação mostra que faltará professores formados em licenciatura nos próximos anos. Andrea comentou essa situação. "Nã vai faltar professores, já falta", disse. "É importante que as pessoas que tenham o dom de ensinar consigam incentivos para seguir", comentou a vereadora.
A professora e vereadora ressaltou também que ao longo do tempo o interesse pela profissão de educador tem diminuído em decorrência dos baixos salários e da baixa promoção. “Eu recebo o mesmo valor há anos, e hoje, o custo de vida aumentou muito”, ressaltou.
Sobre a proposta apresentada no Legislativo, Andrea Piaia acredita que o executivo irá acatar. Nesta quinta-feira, dia 13, uma reunião entre os poderes foi realizada para discutir a questão.