Geral
Publicado em 19/02/2019 às 17:18
Vista Alegre realiza intenso trabalho de combate ao Aedes Aegypti
Primeiro caso de dengue na região foi registrado em Erval Seco
Nesta terça-feira, 19 de fevereiro, o apresentador do Comando Regional, Samuel Silva, recebeu no Estúdio da AM 1380, o médico veterinário e coordenador de Vigilância Ambiental da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ªCRS), Mauro Dornelles e a responsável pela Vigilância Sanitária e a agente de Saúde de Vista Alegre, Andreia Alves e Caliandra Dalla Valle.
Em entrevista, Dornelles falou sobre o primeiro caso de da região. A doença foi registrada em Erval Seco, em uma mulher de 65 anos. O coordenador de Vigilância Ambiental da 19ªCRS, ressaltou que cada pessoa é responsável pelo ambiente onde mora.
Ainda de acordo com Dornelles, o Noroeste do Rio Grande do Sul é a região que mais preocupa as autoridades estaduais com relação à proliferação do Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue.
Entre os quatro casos de dengue registrados no RS em 2019, três foram registrados no Noroeste – Panambi, Cândido Gódoi e Erval Seco. O outro caso ocorreu em Marau.
Já a responsável pela Vigilância Sanitária de Vista Alegre, Andreia Alves, destacou que no município seguirão os trabalhos de fiscalização. Os proprietários dos imóveis que não mantiveram esses locais limpos serão notificados e terão cinco dias para resolver o problema, sob pena de multa.
A agente de Saúde, Caliandra Dalla Valle fez um apelo à população sobre a importância de manter os pátios das residências livres de locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O principal cuidado que a população deve ter é não deixar água parada em recipientes e pátios.