Arquivo
Atualizado em 25/11/2015 às 09:34
Zilá participa de cerimônia de premiação pelo "Dia Nacional do Doador de Sangue"
No dia Nacional do Doador, o Governo do Estado do RS promoveu pela primeira vez, na tarde da última segunda-feira, dia 23, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, um evento de premiação pelo "Dia Nacional do Doador de Sangue", homenageando 32 gaúchos que são doadores regulares.
A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), participou da solenidade, que visa estimular o hábito de doar sangue. “Eu apoio esta campanha e por isto fiz questão de participar do evento. Os doadores premiados representam todos os gaúchos que fazem sua parte e anonimamente doam sangue, ajudando assim milhares de pessoas. Estes sim são verdadeiros heróis. Doam voluntariamente, doam por solidariedade, doam com amor”, enfatizou a parlamentar.
A entrega dos certificados aos doadores regulares foi feita pelo governador, José Ivo Sartori, que contou com o apoio da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, dos deputados Fredrico Antunes (PP) e Liziane Bayer (PSB) e da presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (instituição responsável pelo Hemocentro), Neusa Kempfer.
Durante o evento, também foram homenageadas 18 empresas e associações pelo incentivo que dão para que seus funcionários sejam doadores. Assim, com o objetivo de incentivar mais empresas a participarem do programa, foi lançado o selo “Empresa Amiga da Hemorrede”, destinado aos estabelecimentos com ações de responsabilidade social voltadas à doação de sangue. O governador ressaltou que é preciso valorizar não só quem pratica o bem mas, também quem o incentiva. O vice-prefeito de Santa Rosa, Luis Antônio Bevegnú, participou da cerimônia, e em nome da AGCO do Brasil Comércio e Indústria recebeu o certificado agradecendo o trabalho da mesma, que incentiva seus funcionários a serem doadores.
O déficit de sangue hoje no RS é de 40%, mas a situação neste ano já esteve pior. Em setembro, as câmaras que armazenam sangue estavam quase vazias. O Hemocentro de Porto Alegre recebe, em média, 1,5 mil doações de sangue por mês.
Participaram da premiação doadores, empresas, cooperativas e grupos de doadores indicados pelo Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs - Porto Alegre), Hemocentro Regional de Alegrete (Hemoeste), Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), Hemocentro de Cruz Alta (Hemocruz), Hemocentro Regional de Palmeira das Missões (Hemopalm), Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Hemocentro Regional de Santa Maria (Hemosm) e Hemocentro Regional de Santa Rosa (Hemosar).
Ascom deputada Zilá Breitenbach (PSDB)
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações